terça-feira, 4 de setembro de 2007

Uma Academia de Filosofia

Estou chamando esse blog de "O Liceu" em homenagem à famosa academia da Antigüidade do mesmo nome aonde destacaram grandes pensadores da nossa história ocidental. Aqui pretendo escrever artigos relevantes aos diversos temas do meu interesse, sempre com um olho voltado para minha área, História do Pensamento Ocidental. Estudei no departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo "intensamente" de Janeiro de 2000 até Novembro de 2003, concluindo os meus estudos gerais no final de 2004; depois disso passando a empenhar-me na área de Filosofia da Ciência.

Meus estudos focados de 2004 até Setembro de 2007 incluiram as áreas de:

Ciências de Sustentabilidade, Metodologia Científica na área Médica, Psychoneuroimunologia, Ciência Cognitiva, Sonhos Lúcidos, Friedrich Hayek, Catallaxy, Prediction Markets (Mercados de Previsão), RPG na Educação e Capoeiragem.

Na medida do possível, pretendo manter esse blog na nossa língua portuguêsa. As minhas bibliografias porém podem vier de diversas línguas, principalmente da língua inglesa, nestes casos, procurarei versões traduzidas quando possível, sempre a incluir o texto original.


Estabeleço esse blog na nossa língua portuguêsa como uma forma de agregar informações
que muitas vezes apenas podem ser encontradas "presas" em outros idiomas como principalmente a língua inglêsa, atualmente dominante na Internet.

Disseminando assim conceitos, idéias, noções ou especulações diversas, que são de difícil acesso para nossa "população virtual," limitada à língua oficial da nossa pátria e as restrições socio-políticas da mesma.


Na data e hora dessa publicação por exemplo, a frase chave "mercado de previsão" deu apenas 9 resultados no Google.Com.br enquanto a frase chave "prediction market" deu 2.400.000 resultados no Google.Com.


Na memsa hora, uma pesquisa no Google.Com para a frase "lucid dreams" revelou 2.220.000 resultados enquanto uma pesquisa no Google.Com.br para a frase "sonhos lúcidos" revelou apenas 190.000 resultados.


Essa "desigualdade" virtual é algo que merece a atenção dos pesquisadores, sem dúvida, ainda mais os pesquisadores de fênomenos como organisação espontânea, open sourcing, web 2.0 ou mesmo a poderosa força da agregação "virtual" de productos, serviços ou informações entre os membros de uma população.


Mas não é para ficar confinado no laboratório, disponível apenas numa biblioteca ou universidade estadual. Esse é o tipo de pesquisa que rende melhores resultados quando acessível a uma gama maior de indivíduos interessados com voz.


Dessa forma, procuro disseminar conhecimentos de domínio estrangeiro ou acadêmico de forma mais acessível, mais rapidamente e talvez mesmo "mais popular" através do nosso coletivo do idioma português e o fenômeno de Catallaxia que é Web 2.0.br;-)

Nenhum comentário: